terça-feira, 17 de maio de 2011

APDETT participou do XV Seminário da Pessoa com Deficiência

    A APDETT – Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social participou no último dia 12 de maio do XV Seminário Estadual do CEAPcD – Conselho Estadual de Assuntos da Pessoa com Deficiência na cidade de São Paulo.
    Participaram do evento representante de todo o estado de São Paulo e convidados, entre eles a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doutora Linamara Rizzo Battistella e o atual Presidente do Conselho para Assuntos da Pessoa com Deficiência - CEAPcD, José Oliveira Justino.
    A Secretária Dra. Linamara fez a abertura do encontro e destacou a importância da presença dos participantes de apoiar a construção de políticas voltadas as pessoas com deficiência no estado de São Paulo, nos próximos dois anos.
    Doutora Linamara destacou, ainda, a necessidade de revisão das questões que envolvem a relação do conselho estadual com o conselho nacional, o CONADE. "Precisamos discutir, alinhar e participar das decisões que hoje são tomadas pelo CONADE. Sendo o CEAPcD um dos conselhos mais antigos, sendo o estado de São Paulo o que tem o maior número de conselhos municipais e as políticas públicas das mais avançadas, nossa presença na instância nacional tem sido aquém do que poderia ou deveria", analisou.
    O Presidente do Conselho, José Oliveira Justino, em poucas palavras, agradeceu o período em que esteve à frente da presidência: “Eu agradeço a todos por esses dois anos. Estarei na luta em outra frente, mas estarei sempre lutando por essa causa que é minha, é nossa, e é de toda a população brasileira, que é para incluir e dar melhor qualidade de vida para essas milhares de pessoas do nosso segmento.”
    Participamos com mais cinco delegados do Núcleo Regional VIII que abrange os municípios de Bauru, Marília e Presidente Prudente.
    Aprovamos o plano de ação/2011, elaborado a partir dos relatórios dos Encontros Regionais, onde discutimos e votamos propostas referentes aos seguintes eixos: 1- Saúde, 2- Educação e Trabalho, 3- Acessibilidade, 4- Paraolimpíadas/Copa do Mundo.
    Elegemos representantes da Sociedade Civil titulares/suplentes para comporem o colegiado do Conselho Estadual de Assuntos da Pessoa com Deficiência para o biênio 2011/2013. e o Núcleo Regional VIII está representado no CEAPcD com dois conselheiros estaduais, sendo: João Batista Massambani de Dois Córregos e Edevair Dias de Magalhães (Edinho) de Bauru.
    Homologamos a eleição dos membros dos Núcleos Regional que são dez em todo o estado de São Paulo.
    Essa nova Coordenação terá um grande desafio pela frente que será de instrumentalizar os Conselhos Municipais com informações tendo como objetivo a inclusão social da pessoa com deficiência com qualidade de vida
    Cada segmento da sociedade tem que dar sua contribuição, pois as conquistas vão depender da união de todos, pois a pessoa com deficiência está envelhecendo o que igualmente acontece com a população brasileira então temos que entender que a acessibilidade é para todos.
    Lutamos para que  as pessoas com ou sem deficiência possam ter igualdade de condições em nossa sociedade, então se faz necessária a organização, seja em  associações, conselhos municipais, estaduais.
    Entendemos que a fraternidade tem que caminhar  junto com a política seja ela partidária ou pública, pois só assim teremos comprometimento com as causas que abraçamos.
    Informamos que as reuniões da APDETT são realizadas todo o 1º e 3º sábado de cada mês a partir das 16h na EE Profª Helena Pavanelli Porto, em Tupã.
    Nossas reuniões são abertas e todos são bem vindos.
     Maria Helena Mozena – Presidenta da APDETT –    
     Fonte:   www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br    
     Publicado no Jornal “O Diário” de Tupã em    24/5/2011

Nenhum comentário:

SEJAM BEM VINDOS!

Eu aqui imaginando que todos vocês que entrarem nesse blog são formigas, pois desde há muito tempo ouço dizer que “conscientizar é um trabalho de formiguinha”, então formigas, desejo que nossa Associação seja cada vez mais conhecida e independente, pois nosso objetivo é a inclusão social do deficiente através da conquista de políticas públicas e que nunca percamos o foco de que nossa organização contribui para a construção de um mundo melhor para todos.
Beijos fraternos!

Maria Helena Mozena
25 de agosto de 2009.