quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fase Municipal da 14º Conferência Nacional da Saúde

A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 13 e 14 de maio  a 14ª Conferência Nacional de Saúde – Etapa Municipal, que contou com a participação de profissionais da área da saúde, usuários, trabalhadores e gestor, bem como todos os demais movimentos e instituições da sociedade.
Os participantes se dividiam  em grupos de trablhos onde discutiram três eixos temáticos que foram: “Avanços e Desafios para Garantir o Acesso e Acolhimento com Qualidade e Equidade”, que trata da política de saúde na seguridade social considerando os princípios da integralidade, universalidade e equidade (que embasam o SUS); “Avanços e Desafios para Participação da Comunidade”, que trata do controle social; e “Avanços e Desafios para Gestão Pública de Saúde, Financiamento do SUS, que abortou, pacto pela saúde, relação do serviço público e privado, gestão do sistema, do trabalho e da educação e saúde.
Da discussaõ desses grupos foram tiradas 52 propostas aprovadas em plenária e  que serão apresentadas durante a Conferência Estadual de Saúde, além de serem eleitos os dois representantes locais que participarão da Conferência Estadual, que deverá acontecer de 16 de julho a 31 de outubro e da etapa nacional, que será realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro.
Representando o segmento dos usuários foi escolhido o nome de Maria Helena Mozena, da Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã (APDETT) e representando os não usuários, Silmara Amaral, da Vigilância Sanitária.
Os temas abordados durante a conferênica municipal foram  “Qualidade de vida, compromisso de todos”; “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".
A APDETT participou da fase municipal da 14ª conferência Nacional da Saúde com dois delegado, sendo: Maria Helena Mozena pelo Conselho Municipal da Saúde e Raquel Fonseca de Camargo pela APDETT. Raquel também foi eleita conselheira efetiva do Conselho Municipal da Saúde para o biênio 2011/13. 
fonte:www.radiotupa.com.br


Nenhum comentário:

SEJAM BEM VINDOS!

Eu aqui imaginando que todos vocês que entrarem nesse blog são formigas, pois desde há muito tempo ouço dizer que “conscientizar é um trabalho de formiguinha”, então formigas, desejo que nossa Associação seja cada vez mais conhecida e independente, pois nosso objetivo é a inclusão social do deficiente através da conquista de políticas públicas e que nunca percamos o foco de que nossa organização contribui para a construção de um mundo melhor para todos.
Beijos fraternos!

Maria Helena Mozena
25 de agosto de 2009.