domingo, 25 de dezembro de 2011

Mensagem de final de ano!

ESPERANÇA
(Mario Quintana)

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca, chamada ESPERANÇA
e ela pensa:
que, quando todas as sirenas,
todas as buzinas e
todos os reco-recos tocarem...
atira-se...
- ó delicioso vôo!

Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada;
outra vez criança...
e, em torno dela indagará o povo:
- Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá:

(É preciso dizer-lhes tudo de novo!?!)

Ela lhes dirá bem devagarzinho, para que não esqueçam:

- O meu nome é Es-pe-ran-ça...”

D E S E J A M O S...
Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

                                 Esperança: s.f. fé no futuro; confiança.
                    Então, que em 2012, a palavra de ordem seja Esperança
                    Esperança de um mundo menos violento, menos individual
                    Esperança de que, em um futuro próximo, igrejas, teatros, lojas, bares, clubes, praças e todos os lugares destinados à socialização do ser humano sejam acessíveis a todos, onde as Leis criadas para garantir a inclusão social da pessoa com deficiência sejam verdadeiramente respeitadas.         
                    Então, sem dúvida, o compartilhar ganhará do melhor para mim.

Abraços inclusivos!

Mª Helena, F. Darci, Raquel, Eduardo, Bernabé, Célio, Eiter e Clarice
Diretoria

domingo, 11 de dezembro de 2011

Última reunião do ano da APDETT

Sábado, dia 3, aconteceu a última reunião do ano de 2011 na APDETT. E como não poderia deixar de ser, o encerramento do ano foi comemorado com uma festinha de confraternização entre os associados, cuja presença foi muito boa.
A presidente Maria Helena Mozena abriu a reunião; a secretária Raquel de Camargo fez a leitura da ata da reunião anterior. A pauta da ordem do dia foi curta, pois apenas constou de uma retrospectiva do que foi resolvido no decorrer do ano e o que ficou para o próximo ano. 


Curtam essa música como o senhor Idoraldo fez - Dupla: Sandra Gutierres e Miguel

Encerrada a reunião ordinária, teve início a confraternização, inclusive com música ao vivo. 
Momentos de muita descontração, onde tivemos oportunidade de observar que o ser humano precisa de momentos como esse, que tivemos no sábado, para expor os seus sentimentos e toda a alegria que vai em seu coração. 
Muita troca de ideias, muito planejamento para o futuro da entidade, e como trabalhar para alcançar esses objetivos. Enfim, foram momentos festivos, mas por trás dessa festividade muita coisa pode ser aproveitada para o futuro. E eu já daria uma sugestão: por que não fazer uma reunião dessas por mês?. 
Claro, sem música ao vivo, embora nada tenha custado para a entidade.
Para o próximo ano muita coisa está prevista para acontecer. O prefeito Waldemir prometeu uma sala para as reuniões. Tem um clube de serviços de nossa cidade que prometeu um aparelho Data Show.
Imagine quanta coisa pode ser feita uma biblioteca, convidar pessoas para fazer palestras, dar cursos, passar filmes educativos, de autosuperação. Enfim, com esses recursos a mais, tenha a certeza que mudará muito o desenvolvimento da associação e principalmente daqueles que dela precisam, principalmente no campo da orientação e da superação.
Portanto, todos se empenhando bastante, poderemos melhorar e muito a nossa entidade e principalmente a cidade vai sair ganhando com tudo isso, porque pode se tornar um marco de referência regional.Isso tudo não é sonho, é realidade, depende de todos nós darmos as mãos, e irmos em busca das metas já planejadas.O primeiro passo para o próximo ano é a sede que o prefeito professor Waldemir Gonçalves prometeu, e tenha a certeza que a promessa do senhor prefeito será cumprida, portanto, vamos já planejando os próximos passos para que em pouco tempo tenhamos a nossa sede completamente montada com tudo que tem direito.
Pensamento positivo, muita fé, e tenha a certeza de que tudo será realizado. Não basta ficar esperando, tem que correr atrás e tudo se resolverá conforme o previsto.
Artigo de autoria de Eiter Rodrigues - Secretário de Comunicação da APDETT, publicado no Jornal "O Diário" de 6/12/2011,

sábado, 3 de dezembro de 2011

Enviado por um amigo super inclusivo...

Neste dia (03/12) tão especial em que comemoramos o Dia Internacional da Pessoa com deficiência, queremos nos unir a todos que lutam por quebras de preconceitos, por uma sociedade inclusiva, que buscam um mundo mais justo e digno para todos. 
Parabéns a todos que acreditam, aqueles que não desistem, também  aos  que não desanimam frente as dificuldades e acima de tudo Parabéns aos que estão sempre na luta!!! 

                                         Atenciosamente,


                                     JOÃO LUIZ DE MORAES
                                             Presidente

 



   



 



   

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vale a pena ler!

                                                                        
Eiter Rodrigues esta Secretário de Comunicação da APDETT
ASSOCIAÇÃO
  
  Associação é a união de pessoas para defender interesses mútuos tendo como metas os princípios de que ninguém vive de maneira isolada em todas as áreas, quer seja profissional, social, filosófica ou religiosa.
          
  Todas as associações têm por base um estatuto e regulamentos que norteiam todos os objetivos a que se propõem, e cabe a cada diretoria administrar a aplicação dessas normas e regulamentos para que todos sintam-se satisfeitos com aquilo que buscam em favor daquela classe social.
 
  Essa diretoria é eleita pelos associados em uma assembléia geral, con  vocada especíalmente com a finalidade de eleger aqueles que irão administrar a associação  por um período de tempo estabelecido pelos estatutos da mesma, e o regulamento para a aplicação dessas normas.
 
  Cabe à diretoria ir em busca de tudo o que possa ser bom para os associados, porém, isso não quer dizer que ela sozinha tem a obrigação de tudo resolver, é necessário que todos participem, manifestem suas opiniões, e uma vez indo para a votação final, satisfaça à todos. Portanto, não basta ser associado de qualquer entidade para que tudo fique resolvido, torna-se necessário que todos, ou a grande maioria esteja presente para discutir e aprovar um assunto que interessa à todos. Portanto, sua presença é indispensável para o êxito daquela coletividade. 

  É comum ouvirmos pessoas, associadas de uma determinada entidade, dizer que aquela diretoria não faz nada de objetivo, e que aquilo não passa de um simples tempo perdido, mas será que essa pessoa que assim diz está cumprindo com a sua parte da responsabilidade perante aquele grupo que busca o bem comum? Será que essa pessoa mantém uma freqüência regular, e além da presença se manifesta dando a sua opinião nos assuntos da pauta das reuniões, ou será que não é daquelas que ficam completamente caladas durante todo o tempo que durar essa reunião, e depois, logo ao sair da sala diz para o colega ao lado que o assunto poderia ter sido resolvido desta ou daquela maneira? E que talvez fosse mesmo a melhor solução, mas porque ficou calada no momento da discussão.
 
  Lembre-se: associação quer dizer união de um grupo visando o bem comum. 
Portanto não cabe a responsabilidade exclusiva à diretoria. Todos têm obrigações perante o grupo. Portanto cabe a diretoria administrar, e a assembléia discutir e aprovar ou não determinado assunto.
 
  Portanto, você que faz parte de um grupo ou associação, lembre-se que a freqüência é obrigatória e sua participação nos assuntos debatidos é de suma importância para que o interesse de todos seja atendido. Não use um tempo tão precioso para assuntos paralelos, pois todo tempo perdido é um prejuízo para todos.      

  Lute sempre pelos seus ideais. Participe e todos serão beneficiados.
 
  Eiter Rodrigues – Bacharel em Direito e em Adm. de Empresas – Fone (14) 3496-2545 -
  E:mail: eiterrodrigues@hotmail.com        
  Assista todas às quartas feiras, a partir das 16:30 hs pela TV Universitária o programa "Falando com Você"

sábado, 27 de agosto de 2011

IV FESTA DO DOCE

No dia 13 de agosto de 2011 (véspera dodia dos pais) a APDETT realizou sua IV Festa do Doce no estacionamento do Varejão Gaspar da 8h às 12h.

Desde a 1ª festa do doce,  contamos sempre com a colaboração de nossos associados e também dos estabeleciemntos comerciais de nossa cidade, com isso nossas festas do doce além de unir os membros da APDETT, são  sempre um sucesso   e alcançamos nosso obejtivo que é arrecadar fundos para a subsistência da associação.
O pessoal da APDETT se dedicou ao máximo e os frequeses do Varejão Gaspar que ali estavam fazendo compras davam uma paradinha na nossa barrca e levavam um docinho,
Essa equipe, diretoria e associados que garantiram mais uam vez a realização da festa do doce.
Aproveitamos para agradecer os amigos que colaboraram com doces.  A Rosa pela confecção dos paes  (que já é tradição em  nossas festa) e aos estabelecimentos comerciais: Ki-Pão, Salgados Finos, Forninho, Supermercados Avenida, Supermercado Max Kawakami, Supermercado Cristal e Panificadora Tapuias. Que Deus os abençoem com saúde e  properidade.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Assembleia elege novo tesoureiro


No dia 16 de julho de 2011 às 16h na EE Profª Helena Pavanelli Porto foi realizada à Assembelia Extraordinária da APDETT com a finalidade de eleger o novo tesoureiro
Á assembleia foi convocada  tendo em vista que Mário dos Anjos Neto  por motivos particulares não pode assumir as responsabilidades do cargo  e o  tesoureiro adjunto Célio da Silva também não pode assumir.

Convidamos Laércio Rodrigues Bernabé  que aceitou o convite, sendo eleito por aclamação para o triênio 2010/13
Aproveitamos  para agradecer, pois  Bernabé (como é mais conhecido) é  um dos fundadores da APDETT e mesmo com tantos afazares assumiu mais essa tarefa.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dez dias antes da Assembleia...

Entidade realiza reunião extra no próximo dia 16
          A Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã (APDETT) realizará uma assembléia extraordinária, que elegerá o substituto na diretoria para o cargo de tesoureiro em razão de renúncia do atual ocupante e impedimento do adjunto em assumir. A assembleia acontece no próximo dia 16 de julho, sábado da semana que vem, a partir das 16 horas, no prédio da EE “Professora Helena Pavanelli Porto”, situada à Avenida Tapuias, 907.
Vale destacar que, além do trabalho de conscientização que é constante na Apdett, atualmente a entidade tem uma participação expressiva no Núcleo Re-gional VIII do Conselho Estadual de Assuntos das Pessoas com Deficiência, que tem como meta levar a discussão da criação de conselhos nos municípios que ainda não tem e conscientizar sobre a importância do cumprimento do Decreto 5.296/04 sobre acessibilidade.
A meta da Apdett para o segundo semestre de 2011 é intensificar as visitas nos bairros, para aumentar o quadro de associados. E vai solicitar a parceria dos PSFs, que indicarão as pessoas com deficiência nas regiões visitadas.
A Apdett conta com a presença de todos os associados na assembléia do próximo dia 16. “Aproveitamos para convidar os tupãenses que participem de nossas reuniões mensais, que são abertas e que acontecem todo primeiro e terceiro sábado do mês também na EE ‘Professora Helena Pavanelli Porto’, a partir das 16 horas e convidamos ainda todos a visitarem, conhecerem e divulgarem nosso blog www.apdett. blogspot.com.br, onde todas as ações da entidade estão registradas”, disse Maria Helena Mozena, presidente da Apdett. (Jornal "Diário" de 06/07/2011)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A IMPORTANCIA DA CRIAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS

 
Denise, Rogério, Claudio e Silvana
O Núcleo Regional VIII se reuniu no último dia 12 de julho em Tupã, na antiga Copaiat na Avenida dos Universitários, 145 – Jardim Ipiranga.
    Entre os assuntos abordados os mais debatidos foram: a dificuldade de transporte para participação nas reuniões e a criação de conselhos municipais que ainda estão se consolidando em nosso Estado. Sem dúvida na reorganização do Núcleo Regional VIII não cabe imediatismos é um trabalho de formiguinha. São várias as dificuldades, a extensão geográfica é de mais de 500 km de distância entre algumas cidades, pois é formado por três grandes regiões que abrangem 144 cidades. Outra dificuldade e a falta de entendimento de alguns prefeitos que não garantem o transporte das entidades (sociedade civil) para as reuniões, por entenderem que é de responsabilidade do Conselho Estadual garantir esse transporte. Nos desculpem esses prefeitos, mas estão equivocados a responsabilidade é de todos e cada um precisa dar sua contribuição na construção de alternativas que possam melhorar a vida cotidiana da população em sua cidade e consequentemente no Estado.
 Sem dúvida que o entendimento geral de todos os participantes da reunião foi de que o Núcleo Regional VIII tem uma tarefa difícil pela frente que é de reativar e instrumentalizar os conselhos já existentes e auxiliar na criação de conselhos nos municípios onde ainda não existem, política essa discutida e aprovada no Seminário Estadual de 12 de maio de 2011.
.A assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Tupã Denise Adriana Bonjardim proferiu palestra sobre a criação dos conselhos destacando a importância da conscientização da sociedade e do comprometimento dos conselheiros, pois não basta criar conselhos e participar das reuniões, mas sim contribuir para melhorar a qualidade de vida do segmento para o qual o Conselho foi criado.  Tem-se que conhecer as Leis, se inteirar das dificuldades existentes na cidade, discutir nos conselhos e não só criticar, mas propor soluções, ter sempre em mãos o regimento interno do conselho, o consultar sempre que necessário e socializar com a comunidade e com a entidade que representa os assuntos abordados nas reuniões mensais dos conselhos. A população ainda não tem noção da importância de sua participação.
 A sociedade civil juntamente com o governo tem um instrumento poderoso nas mãos e nas cidades onde não há interesse do poder público a sociedade civil interessada tem que conscientizar sobre a necessidade de se criar um conselho e a importância da atuação dele.
  Há cidades que por uma questão de obrigatoriedade do Governo Federal estão priorizando a criação do Conselho do Idoso. Deixamos registrado que não temos nada contra, que criem conselhos, mas porque não aproveitar a oportunidade e criar também o Conselho de Assuntos da Pessoa com Deficiência, pois a nosso ver pessoas idosas e deficientes caminham juntas em suas dificuldades. O Decreto 5.296/04 mais do que nunca facilita as reivindicações do idoso e da pessoa com deficiência no que se refere à acessibilidade, até porque não custa repetir que a acessibilidade é para todos.
 Nós, contatamos e enviamos através de e-mail O Decreto 5.296/04, Normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – e Diretrizes para criação de Conselhos do CONADE para os municípios de Queiróz, Quintana, Herculândia, Iacri, Bastos e Arco Iris. Na reunião somente o município de Herculândia esteve presente. Poderíamos ficar aqui no nosso cantinho (Tupã) onde temos todo o apoio do Prefeito Municipal, Secretária de Assistência Social e da Vereadora Drª Lucilia para nos organizar, mas o trabalho é de formiguinha. 
Acreditamos que num futuro não muito distante teremos o Conselho Municipal de Assuntos da Pessoa com Deficiência na maioria das cidades que compõem nosso Núcleo onde então teremos um Estado de São Paulo acessível e inclusivo com discussão articulada referente às políticas publicas voltadas para a pessoa com deficiência e que através dos Encontros Nacionais essas propostas se irradiarão para todo Brasil.
A esquerda: Glauce, assessora da Drª Lucilia e responsável pela organização da reunião

 Obrigada a todos que participaram da reunião do Núcleo Regional VIII, aos municípios de Bauru, Lençóis Paulista, Herculândia, Osvaldo Cruz e Dracena. A imprensa falada e escrita pela divulgação, ao Prefeito Municipal, a Secretária Municipal de Assistência Social, aos Secretários Municipais, a vereadora Drª Lucilia e a sua assessora Glauce, as Assistentes Sociais, as Associações, aos alunos da APAE, aos alunos do Projeto Vida Iluminada pelas apresentações.
Por: Maria Helena Mozena – Presidenta da APDETT e Denise Adriana Bonjardim – Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social (publicado no Jornal “Diário” de 18/07/2011)


II Bazar Beneficente de 2011

Agradecemos  ao  Robsom - Agente Comunitário e Assistente Social e Ivani - Agente comunitária e Presidenta da Associação dos Moradores  do GUARITEU pelo apoio.  
 A diretoria e associados da APDETT se empenharam em arrecadar roupas novas e usadas (em bom estado) e graças a Deus conseguimos fazer o I e II bazar beneficnete de 2011. e ao  término do II Bazar doamos as roupas não vendidas para  a Associação de Moradores do  GUARITEU.

Agradecemos também a a conunidade que prestigiu nosso II Bazar beneficente no Bairro Santa Rita de Cassia.
 O movimento foi intenso no salão comunitário das 8h às 12h.
01
 Bernabé Maria Helena, Ivete e sua irmã Fátima
02
Fátima, Clarice, Maria Helena, Ivete, Raquel e Eduardo
03
Leodir e Clarice, Ivete, Raquel e Eduardo

Atenção para as fotos  01, 02 e 03. 
Quero deixar registrado  que o  sucesso do I e II Bazar Beneficnete de 2011 deve-se a esse grupo que está nas fotos e que se empenharam em fazer o melhor em prol da APDETT que é nossa associação.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

II BAZAR BENEFICENTE DO ANO DE 2011


DIA: 09 DE JULHO DE 2011 (SÁBADO)
HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H
LOCAL: SALÃO COMUNITÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DE BAIRRO GUARITEU
RUA: BENEDITO COSTA, 501
REFERÊNCIA: VIADUTO DORA GOLDMAN (VILA SANTA RITA)

####ROUPAS NOVAS/USADAS/UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS/SAPATOS####

APENAS R$ 1,00 A PEÇA

C O M P A R E Ç A M!

APDETT REIVINDICA RAMPA NA ENTRADA PRINCIPAL DA IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO.

A APDETT – Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã, com fundamento no Decreto 5.296/04, artigo 4º “O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, os Conselhos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, e as organizações representativas de pessoas portadoras de deficiência terão legitimidade para acompanhar e sugerir medidas para o cumprimento dos requisitos estabelecidos neste Decreto.”, enviou ofícios para o pároco responsável pela Igreja Matriz de São Pedro Padre Antonio Padula, para o profissional responsável pela obra de reforma da igreja, Senhor José Edivaldo Sanches Lovato e para o Conselheiro do CREA o Arquiteto Luiz Francisco Quinzini Jordão (Tito), reivindicando rampa de acesso na entrada principal da Igreja Matriz de São Pedro, localizada na Praça da Bandeira.
    Nós, enquanto entidade voltada para a luta em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, lutamos pela inclusão social da pessoa com deficiência com qualidade de vida e, portanto acreditamos que uma noiva ou noivo deficiente visual ou físico que utilize cadeira de rodas ou tenha mobilidade reduzida, igualmente como qualquer cidadão ou cidadã, tenham o mesmo direito de entrar pela porta da frente da igreja no dia de receber o sacramento do matrimônio.
    Podemos ainda ir mais além e pensar na comemoração de  bodas de ouro, sacramento do batismo  e crisma, onde os paroquianos ou padrinhos tenham dificuldade em subir as escadas ou simplesmente queiram ter o direito de entrar pela porta principal em uma missa.
    Salientamos que embora este fato não aconteça regularmente ou nunca tenha acontecido nessa paróquia, cumpre nos observar que hoje as pessoas com deficiência estão cada vez mais integradas a sociedade e, portanto mais desejosas em poder praticar todo e qualquer ato comum, pois antes de qualquer coisa somos pessoas.
      Então, acreditamos que casos assim possam a vir ocorrer com mais frequência em um futuro próximo, pois além da acessibilidade ser para todos, a população brasileira está envelhecendo.   Se esses argumentos não forem suficientes, entendemos que sendo a igreja um local público e salientando ser esta a de maior fluxo de pessoas na nossa cidade, entendemos que é direito de qualquer cidadão, seja ele deficiente ou não, ter o seu acesso garantido com a edificação de uma rampa em sua entrada principal que em nada modificará a linda arquitetura de nossa Matriz que sem dúvida é um dos cartões postais de nossa cidade.
Entendemos ainda que a construção de uma rampa lateral na escada principal da Igreja seria aprovada pela maioria da população tupãense, sem dúvida uma atitude de vanguarda que servirá de exemplo para as igrejas de Tupã e toda região.
    Tendo a igreja católica por instrutor Jesus Cristo, que pregou que perante a igreja somos todos irmãos, pregou o amor ao próximo e a igualdade entre os homens.  Então temos o dever de segui-lo e dar o melhor de nós. Talvez a acessibilidade seja um desses caminhos. Saudações Inclusivas!
Por: Maria Helena Mozena – Presidenta e Raquel Fonseca de Camargo – Secretária
Publicado no Jornal "Diário" de 30 de junho de 2011 (Cantinho da Acessibilidade)
    

sábado, 18 de junho de 2011

Confira as atividades do Núcleo Regional VIII do CEAPcD

NUCLEO REGIONAL VIII DO CONSELHO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNICA SE REUNIU EM OSVALDO CRUZ
No último dia 31 de maio na sede do Lions Clube de Osvaldo Cruz com a presença de 10 cidades foi realizada a segunda reunião do Núcleo Regional VIII, com a presença da Coordenação Regional, Rogério, Quintana (Bauru) – Presidente, Claudomiro Pereira da Silva (Tupã) - Vice Presidente, Silvana Satie Kaneshiro (Osvaldo Cruz) – 1ª Secretária, João Batista Massambani (Dois Córregos) _ 2º Secretário e Conselheiro Estadual e Edevair Dias Magalhães (Bauru)– Conselheiro Estadual mais entidades (sociedade civil) e governo.
    A reunião contou com a participação das autoridades: Drª Maria Lucilia de Sampaio Mattos Donadelli, vereadora de Tupã e que é uma grande companheira da APDETT nas lutas diárias envolvendo a construção da Associação e a pessoa com deficiência, Senhor Luiz Antonio Guniero – Vice Prefeito e Valter Luiz Martins (Valtinho) – Prefeito, ambos de Osvaldo Cruz que se comprometeram a ajudar no que for necessário.
     Na abertura, foi apresentada brilhantemente uma coreografia pelos alunos da APAE de Osvaldo Cruz, sob a Coordenação da professora de dança Renata Fernandes da mesma entidade.
    A Coordenação fez uma explanação da importância dos Conselhos Municipais e o grande desafio do Conselho Estadual para o biênio 2011/13 em auxiliar na criação de conselhos municipais de assuntos para a pessoa com deficiência nos municípios que ainda não os tem e reativar os já existentes, instrumentalizando os Conselheiros para conseguir um melhor resultado no direcionamento e priorização das políticas públicas para Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.
    A discussão foi muito ampla e produtiva com a participação de todos os presentes, abordamos vários temas desde a responsabilidade dos conselheiros Estaduais e Municipais a violência contra a criança/adolescente com deficiência e que sofrem maus tratos, acessibilidade nos transportes em todas as esferas, a acessibilidade no dia a dia (toldos, calçadas, rampas, escadas, banheiros), a importância de conhecer a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovada em 13 de dezembro de 2006 na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e ratificada pelo Brasil em 2008. Trata-se de importantíssimo instrumento de aprimoramento dos direitos humanos, e sua importância para as pessoas com deficiência, pois a partir desse tratado começamos a ser mundialmente tratados como pessoas e não como portadores.
    Todos têm consciência do quanto é enorme a área de abrangência do Núcleo Regional VIII que é composto por três regiões (Bauru, Marília e Presidente Prudente) e representando 144 cidades.
    Decidimos então, que cada cidade presente na reunião contate seus municípios vizinhos a fim de mobilizá-los a participarem das reuniões do Núcleo. 
A APDETT vai visitar os municípios de Arco Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Queiróz e Quintana e garantir a presença desses municípios na próxima reunião que será dia 12 de julho em local a ser divulgado aqui na cidade de Tupã.
    Finalizando, agradecemos a Coordenadora da APAE de Osvaldo Cruz Lilian Daniela do Carmo Filetto pelo delicioso almoço e os cafés da manhã e tarde.
    Foi sem dúvida uma reunião bastante produtiva e nos remete a uma reflexão: Nossas vitórias dependem somente de nós, mas para isso temos que estar unidos, articulados em um mesmo objetivo, socializar sempre as informações enfim crescer juntos, talvez essa seja a mágica para conseguir organizar e fortalecer os Conselhos Municipais e o Núcleo Regional VIII.
 Por:  Maria Helena Mozena – Presidenta da APDETT - Publicado no Jornal "O Diário" de 13/06/2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Apresentação do Cantinho da Acessiblidade

 




Esse espaço foi gentilmente cedido pelo  Jornal "O Diário" para a APDETT – Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã com o objetivo de divulgar todas as ações relativas às pessoas com deficiência no estado, região e em nosso município. 
É mais um instrumento de conscientização dirigido  para as pessoas com deficiência,  comerciantes, empresários, políticos enfim a população em geral que na maioria das vezes desconhece as conquistas,  leis ou os últimos aconteciemtnos que envolvem esse segmento que reivindica em sua organização a inclusão social com qualidade de vida.Nesse espaço cabem, artigos, comentários, críticas, elogios, Leis, Resoluções, enfim todas as questões envolvendo a pessoa com deficiência.A APDETT quer contriibuir  para esclarecer  de forma efetiva e com isso melhorar nosso município, pois a acessibilidade é para todos.Nós aceitamos sugestões e contribuições, nosso e-mail para contato: apdett@yahoo.com.br.Nossa coluna será publicada quinzenalmente e preferencialmente  nas  segundas feira. Esperamos que todos leiam.
Saudações inclusivas!
Maria Helena, Francisca Darci, Raquel, Eduardo, Bernabé, Célio, Eiter e Clarice
Diretoria

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fase Municipal da 14º Conferência Nacional da Saúde

A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 13 e 14 de maio  a 14ª Conferência Nacional de Saúde – Etapa Municipal, que contou com a participação de profissionais da área da saúde, usuários, trabalhadores e gestor, bem como todos os demais movimentos e instituições da sociedade.
Os participantes se dividiam  em grupos de trablhos onde discutiram três eixos temáticos que foram: “Avanços e Desafios para Garantir o Acesso e Acolhimento com Qualidade e Equidade”, que trata da política de saúde na seguridade social considerando os princípios da integralidade, universalidade e equidade (que embasam o SUS); “Avanços e Desafios para Participação da Comunidade”, que trata do controle social; e “Avanços e Desafios para Gestão Pública de Saúde, Financiamento do SUS, que abortou, pacto pela saúde, relação do serviço público e privado, gestão do sistema, do trabalho e da educação e saúde.
Da discussaõ desses grupos foram tiradas 52 propostas aprovadas em plenária e  que serão apresentadas durante a Conferência Estadual de Saúde, além de serem eleitos os dois representantes locais que participarão da Conferência Estadual, que deverá acontecer de 16 de julho a 31 de outubro e da etapa nacional, que será realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro.
Representando o segmento dos usuários foi escolhido o nome de Maria Helena Mozena, da Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã (APDETT) e representando os não usuários, Silmara Amaral, da Vigilância Sanitária.
Os temas abordados durante a conferênica municipal foram  “Qualidade de vida, compromisso de todos”; “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".
A APDETT participou da fase municipal da 14ª conferência Nacional da Saúde com dois delegado, sendo: Maria Helena Mozena pelo Conselho Municipal da Saúde e Raquel Fonseca de Camargo pela APDETT. Raquel também foi eleita conselheira efetiva do Conselho Municipal da Saúde para o biênio 2011/13. 
fonte:www.radiotupa.com.br


SEJAM BEM VINDOS!

Eu aqui imaginando que todos vocês que entrarem nesse blog são formigas, pois desde há muito tempo ouço dizer que “conscientizar é um trabalho de formiguinha”, então formigas, desejo que nossa Associação seja cada vez mais conhecida e independente, pois nosso objetivo é a inclusão social do deficiente através da conquista de políticas públicas e que nunca percamos o foco de que nossa organização contribui para a construção de um mundo melhor para todos.
Beijos fraternos!

Maria Helena Mozena
25 de agosto de 2009.