sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DIA 21 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

DIA DE REFLETIR E COMEÇAR A PARTICIPAR


"Acessibilidade: condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida." (Decreto 5.296/2004)
Eu, de Tupã, e o Cirso, de Garça, voltando da reunião do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência no dia 19/09 em São Paulo.
O ônibus é bonito, o preço da passagem também (carinha). Não temos opção de escolha: o Expresso de Prata é a única empresa que faz a linha Tupã/São Paulo e Garça/São Paulo. Aliás, é a única empresa que atende o Oeste Paulista. Tem uma outra, a Reunidas, mas com horários sempre incompatíveis. Até parece que essa empresa é só para inglês ver e nos contestar: __Ué mas voces tem opção!

Desculpem pela qualidade das fotos é que fico muito indignada quando vejo o Selo Internacional de Acessibilidade em um ônibus e procuro, procuro e procuro e não encotnro a tal acessibilidade. Então a pessoa com deficiência tem que se submeter a ser carregada pelos funcionários da empresa que deveriam ganhar em dobro pois desempenham o papel de elevador só que correndo sérios riscos de machucar ou derrubar a pessoa com deficiência. Como disse no início, não temos opção de outras empresas, mas temos o direito de protestar, reivindicar e exigir que a lei seja cumprida. Para isso temos instrumentos de luta: Associações, Conselhos Municipais, Estadual e Nacional. Falando em Nacional será que o CONADE teria como fiscalizar ou nos informar quem fiscaliza os ônibus que saem das montadoras? Quem fiscaliza afinal? Em 2014 acaba o prazo dado pela Lei. Será que aí então os fiscais vão aparecer como num passe de mágica? Ou será necessário chamar a polícia e registrar um boletim de ocorrência!?
Empresário moderno e inteligente respeita a lei. Acessibilidade é para todos! Salve a luta das pessoas com deficiência. Procure uma Associação ou o Conselho Municipal em sua cidade e começe a participar.

Nenhum comentário:

SEJAM BEM VINDOS!

Eu aqui imaginando que todos vocês que entrarem nesse blog são formigas, pois desde há muito tempo ouço dizer que “conscientizar é um trabalho de formiguinha”, então formigas, desejo que nossa Associação seja cada vez mais conhecida e independente, pois nosso objetivo é a inclusão social do deficiente através da conquista de políticas públicas e que nunca percamos o foco de que nossa organização contribui para a construção de um mundo melhor para todos.
Beijos fraternos!

Maria Helena Mozena
25 de agosto de 2009.