domingo, 18 de março de 2012

2012: Ano da III Conferência!


SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS
CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
RESOLUÇÃO Nº 3, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2011
Convoca a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e dá outras providências.
DOU de 9/11/11, PR, pág. 2.

O CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA no uso de suas atribuições legais, nos termos do Art. 30, inciso IV do Regimento Interno e com base na deliberação da 75ª Reunião Ordinária realizada, nos dias 17,18 e 19 de agosto de 2011, resolve:

Art. 1º Realizar a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília, Distrito Federal, no período de 03 a 06 de dezembro de 2012, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Art. 2º A III Conferência Nacional será precedida de conferências estaduais e municipais, de acordo com o seguinte calendário: I - Conferências Municipais: De 01 de novembro de 2011 a 30 de abril de 2012. II - Conferências Estaduais: De 15 de maio de 2012 a 31 de julho de 2012. Parágrafo único. Os Conselhos Estaduais terão até 31 de agosto de 2012 para o envio das deliberações, relação de delegados e demais documentos pertinentes para a Comissão Organizadora da Conferência Nacional.

Art. 3º A III Conferência Nacional desenvolverá seus trabalhos sob a temática "Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios". Parágrafo único. O tema citado no caput será discutido em 4 eixos: a) educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; b) acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; c) saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e d) segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

Art. 4º A III Conferência Nacional será presidida pela Ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e, na sua ausência ou impedimento legal, pelo Presidente do CONADE. Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
MOISES BAUER LUIZ
Presidente do CONAD
FONTE:http://pautasagendasoccivil.blogspot.com/

quinta-feira, 8 de março de 2012

Salve o dia oito de março!

(Mulheres da APDETT)
Mulher com Deficiência: nem tudo são flores!

Hoje está sendo comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher. É um dia de alegria onde nos reunimos, recebemos  flores, presentes e adoramos tudo isso. É bom ser lembrada.
Mas também é um excelente dia para refletir, discutir e transformar. Que o Dia Internacional da Mulher seja um dia de luta contra toda forma de exclusão e preconceitos e para deixar registrado que ninguém é melhor que ninguém, tanto que compartilhamos  com os homens comprometidos com as lutas sociais a construção de uma sociedade fraterna e igualitária.
Ser mulher às vezes é difícil, ser mulher na política também é muito difícil, agora ser mulher e deficiente é mais difícil ainda. As mulheres com deficiência são duplamente discriminadas  porque   são mulheres e porque são pessoas com deficiência.
Embora a mulher com deficiência esteja presente em todos os fóruns de discussão, ainda não temos um grupo consolidado no Estado de São Paulo que possa garantir esse debate em todos esses eventos. Cremos que essa realidade será mudada em pouco tempo devido à crescente participação feminina. A organização das mulheres com deficiência nos possibilitará a reivindicação da participação como sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em todos os municípios onde estão constituídos porque, na maioria das vezes, a mulher com deficiência é invisível.
Os problemas realmente são muitos:
O preconceito em relação às mulheres com deficiência terem vida sexual ativa, pois as pessoas com deficiência são consideradas assexuadas;  violência física e psicológica contra a mulher deficiente; a falta de acessibilidade; no mercado de trabalho, a discriminação na contratação de mulheres que utilizam cadeiras de rodas. O empregador prefere contratar  uma pessoa com mobilidade reduzida para não precisar quebrar parede para adaptar o local. Nas cidades onde ainda não existem, garantir pelo menos um ônibus adaptado para o transporte urbano.
Despreparo dos profissionais no atendimento às mulheres com deficiência; falta de equipamentos acessíveis para exames específicos (mamografia, papanicolau, etc.). Estas são algumas observações, porém, é necessário traçar um perfil destas dificuldades realizando campanhas de esclarecimento e promovendo debates, unindo profissionais da saúde e mulheres com deficiência, a fim de aprofundar esta situação injusta e irregular.
Nelson Prudêncio Ferreira, um associado da APDETT disse em uma reunião: “Nós, pessoas com deficiência, não matamos só um leão por dia; matamos uma floresta de leões por dia”.
Tudo isto precisa ser revisto e repensado, criando-se assim novas formas de entender a pessoa com deficiência, entendê-la como um ser integral e com direitos garantidos a viver com qualidade e dignidade.  Porque somos mulheres deficientes, mas antes de tudo, somos pessoas com deficiência.
Por: Maria Helena Mozena – Presidenta da APDETT e Amélia Galan - Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo.
 Fonte: http://acessibilidadeviamao.blogspot.com/2011/03/mulher-deficiente.html
Publicado no Jornal “Diário” de 8/3/2012.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Com esse calor. Nos procurem. Comprem e deliciem-se!


IV FESTA DO SORVETE DA APDETT

LOCAL: SORVETÃO - Av Tabajaras, 1561 - Tupã - SP
Vale um copo recheado com três bolas
Retirar até 31 de março de 2012
Valor: R$ 3,00


SEJAM BEM VINDOS!

Eu aqui imaginando que todos vocês que entrarem nesse blog são formigas, pois desde há muito tempo ouço dizer que “conscientizar é um trabalho de formiguinha”, então formigas, desejo que nossa Associação seja cada vez mais conhecida e independente, pois nosso objetivo é a inclusão social do deficiente através da conquista de políticas públicas e que nunca percamos o foco de que nossa organização contribui para a construção de um mundo melhor para todos.
Beijos fraternos!

Maria Helena Mozena
25 de agosto de 2009.