sábado, 18 de junho de 2011

Confira as atividades do Núcleo Regional VIII do CEAPcD

NUCLEO REGIONAL VIII DO CONSELHO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNICA SE REUNIU EM OSVALDO CRUZ
No último dia 31 de maio na sede do Lions Clube de Osvaldo Cruz com a presença de 10 cidades foi realizada a segunda reunião do Núcleo Regional VIII, com a presença da Coordenação Regional, Rogério, Quintana (Bauru) – Presidente, Claudomiro Pereira da Silva (Tupã) - Vice Presidente, Silvana Satie Kaneshiro (Osvaldo Cruz) – 1ª Secretária, João Batista Massambani (Dois Córregos) _ 2º Secretário e Conselheiro Estadual e Edevair Dias Magalhães (Bauru)– Conselheiro Estadual mais entidades (sociedade civil) e governo.
    A reunião contou com a participação das autoridades: Drª Maria Lucilia de Sampaio Mattos Donadelli, vereadora de Tupã e que é uma grande companheira da APDETT nas lutas diárias envolvendo a construção da Associação e a pessoa com deficiência, Senhor Luiz Antonio Guniero – Vice Prefeito e Valter Luiz Martins (Valtinho) – Prefeito, ambos de Osvaldo Cruz que se comprometeram a ajudar no que for necessário.
     Na abertura, foi apresentada brilhantemente uma coreografia pelos alunos da APAE de Osvaldo Cruz, sob a Coordenação da professora de dança Renata Fernandes da mesma entidade.
    A Coordenação fez uma explanação da importância dos Conselhos Municipais e o grande desafio do Conselho Estadual para o biênio 2011/13 em auxiliar na criação de conselhos municipais de assuntos para a pessoa com deficiência nos municípios que ainda não os tem e reativar os já existentes, instrumentalizando os Conselheiros para conseguir um melhor resultado no direcionamento e priorização das políticas públicas para Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.
    A discussão foi muito ampla e produtiva com a participação de todos os presentes, abordamos vários temas desde a responsabilidade dos conselheiros Estaduais e Municipais a violência contra a criança/adolescente com deficiência e que sofrem maus tratos, acessibilidade nos transportes em todas as esferas, a acessibilidade no dia a dia (toldos, calçadas, rampas, escadas, banheiros), a importância de conhecer a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovada em 13 de dezembro de 2006 na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e ratificada pelo Brasil em 2008. Trata-se de importantíssimo instrumento de aprimoramento dos direitos humanos, e sua importância para as pessoas com deficiência, pois a partir desse tratado começamos a ser mundialmente tratados como pessoas e não como portadores.
    Todos têm consciência do quanto é enorme a área de abrangência do Núcleo Regional VIII que é composto por três regiões (Bauru, Marília e Presidente Prudente) e representando 144 cidades.
    Decidimos então, que cada cidade presente na reunião contate seus municípios vizinhos a fim de mobilizá-los a participarem das reuniões do Núcleo. 
A APDETT vai visitar os municípios de Arco Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Queiróz e Quintana e garantir a presença desses municípios na próxima reunião que será dia 12 de julho em local a ser divulgado aqui na cidade de Tupã.
    Finalizando, agradecemos a Coordenadora da APAE de Osvaldo Cruz Lilian Daniela do Carmo Filetto pelo delicioso almoço e os cafés da manhã e tarde.
    Foi sem dúvida uma reunião bastante produtiva e nos remete a uma reflexão: Nossas vitórias dependem somente de nós, mas para isso temos que estar unidos, articulados em um mesmo objetivo, socializar sempre as informações enfim crescer juntos, talvez essa seja a mágica para conseguir organizar e fortalecer os Conselhos Municipais e o Núcleo Regional VIII.
 Por:  Maria Helena Mozena – Presidenta da APDETT - Publicado no Jornal "O Diário" de 13/06/2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Apresentação do Cantinho da Acessiblidade

 




Esse espaço foi gentilmente cedido pelo  Jornal "O Diário" para a APDETT – Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã com o objetivo de divulgar todas as ações relativas às pessoas com deficiência no estado, região e em nosso município. 
É mais um instrumento de conscientização dirigido  para as pessoas com deficiência,  comerciantes, empresários, políticos enfim a população em geral que na maioria das vezes desconhece as conquistas,  leis ou os últimos aconteciemtnos que envolvem esse segmento que reivindica em sua organização a inclusão social com qualidade de vida.Nesse espaço cabem, artigos, comentários, críticas, elogios, Leis, Resoluções, enfim todas as questões envolvendo a pessoa com deficiência.A APDETT quer contriibuir  para esclarecer  de forma efetiva e com isso melhorar nosso município, pois a acessibilidade é para todos.Nós aceitamos sugestões e contribuições, nosso e-mail para contato: apdett@yahoo.com.br.Nossa coluna será publicada quinzenalmente e preferencialmente  nas  segundas feira. Esperamos que todos leiam.
Saudações inclusivas!
Maria Helena, Francisca Darci, Raquel, Eduardo, Bernabé, Célio, Eiter e Clarice
Diretoria

SEJAM BEM VINDOS!

Eu aqui imaginando que todos vocês que entrarem nesse blog são formigas, pois desde há muito tempo ouço dizer que “conscientizar é um trabalho de formiguinha”, então formigas, desejo que nossa Associação seja cada vez mais conhecida e independente, pois nosso objetivo é a inclusão social do deficiente através da conquista de políticas públicas e que nunca percamos o foco de que nossa organização contribui para a construção de um mundo melhor para todos.
Beijos fraternos!

Maria Helena Mozena
25 de agosto de 2009.