terça-feira, 8 de março de 2011

Todo dia é dia de "Mulher"

No meio das trevas, sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo. (Rosa Luxemburgo)

"Conhecendo um pouco da história"

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

A referência histórica principal das origens do Dia Internacional da Mulher é a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em 1910, em Copenhague, na Dinamarca, quando Clara Zetkin propôs uma resolução de instaurar oficialmente um dia internacional das mulheres. Nessa resolução, não se faz nenhuma alusão ao dia 8 de março. Clara apenas menciona seguir o exemplo das socialistas americanas. É certo que a partir daí, as comemorações começaram a ter um caráter internacional, expandindo-se pela Europa, a partir da organização e iniciativa das mulheres socialistas.

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.
 

Não temos uma data exata de quando começou  a luta das pessoas com deficiencia por uma vida mais digna e igualitária.  Cremos que a uma ou duas  décadas talvez. A organização das pessoas com deficiência no Brasil ainda está engatinhando e aos poucos estamos nos  nos organizando em associações e Conselhos Municipais, participando de fóruns, Encontros, Seminários, enfim se instrumentalizando e reivindicando nosso espaço na sociedade como pessoas e não como portadores, pois não portamos nada. 

O Estado de São Paulo já tem a Secretária de Assuntos para Pessoa com Deficiencia que dividiu o Estado  em 10 Núcleos Regionais, pois as regiões tem realidades diferentres seja do ponto de vista político/organizacional e também geográfico. Há nosso ver, essa  descentrealização  fotalece a organização nas regiões. 

Temos que reivindicar nas eleições de 2011 em cada município que tenha Associação ou Conselho da pessoa com deficiência uma Secretaria Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência.
  
Mulheres com deficiencia 
A participação das mulheres vem aumentando  e aos poucos vão conquistando  seu espaço e participando aumentam seu conhecimento em relação a seus direitos e deveres, pois será somente através do conhecimento e participação que ajudaremos a construir um futuro melhor.
As mulheres deficinetes estão  se descobrindo, se reunem, discutem sexualidade, amor, profissão depressão, problemas mil  com outras mulheres sem perder a disposição.  Também discutem políticas publicas específicas que atendam as mulheres com deficiência.

Temos em Tupã um exemplo recente. Na I Conferência Municipal da Saúde  (20070),  foi solicitado pelas mulheres da Associação  a reivindicação de uma maca hidraulica para ser usada na hora do exame genecológico, pois  as macas tradicionais são muito altas e as mulheres com sequelas de paralisia infantil sentem muitas dores nas pernas.
Foi nossa primeria conquista, pois hoje em Tupã tem uma maca hidraulica instalada no PSF da Vila Formosa.

 A diretoria da APDETT (triênio 2010/13) é composta oito membros, sendo que  quatro são mulheres (50%)  sendo:  a Presidenta, Vice Presidenta , Secretária e a Assistente Social.
Então aproveitamos esse momento tão feminino da APDETT para saudar a todas as mulheres de Tupã e de cada cantinho desse mundo onde cada uma dentro de suas condições e  possiblidades contribuem  juntamente com os homens para a construção de uma sociedade mais fraterna e inclusiva para todos.
Saudações feministas e inclusivas!

"Continua apesar de todos esperarem que abandones. Não deixes que se enferruje o ferro que há em ti." (Madre Tereza de Cacultá)

quarta-feira, 2 de março de 2011

APDETT participou de Encontro Regional da Pessoa com Deficiência.


          “Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenha para não apenas falar da minha utopia, mas de participar de práticas com ela coerentes”. (Paulo Freire)

A Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã (APDETT) e o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (COMAPcD) participaram, no último dia 23 de fevereiro, no Centro de Convivência do Idoso, em Lençóis Paulista, do Encontro do VIII Núcleo Regional do CEAPcD - Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, que abrange as regiões de Bauru, Marília e Presidente Prudente, sendo formado por 143 cidades. O Estado de São Paulo é dividido em dez desses núcleos regionais.
O encontro foi presidido por José Oliveira Justino, presidente Estadual do Conselho. Foram três os pontos em pauta 1) Discussão e escolha de duas problemáticas por tema, contidas no relatório da comissão temática, para serem incluídas no plano de ação do Conselho Estadual para assuntos da pessoa com deficiência; 2) Eleição dos delegados regionais ao Seminário Estadual; e 3) Eleição do grupo coordenador do Núcleo Regional VIII
As propostas de políticas públicas debatidas no encontro foram de altíssimo nível. As propostas apresentadas nas áreas de saúde, educação/trabalho e acessibilidade, que abrangem desde a necessidade do direito do cidadão recorrer junto ao Procon e outros institutos de proteção de direito ao consumidor diante da falta de acessibilidade, como na Copa e Olimpíadas, treinamentos, capacitação, transporte, cumprimento do decreto 5.296/04 e a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU.
A APDETT concorreu a uma vaga para delegado ao XV Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência, cujo tema será “Direcionamento e Priorização das Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo”, que reunirá lideranças de todo o Estado e que será no dia 12 de maio de 2011, no auditório nobre da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo. (SP).
E a tupãense Maria Helena Mozena, da APDETT, estará representando Tupã juntamente com mais cinco delegados do Núcleo VIII no Seminário Estadual.
A nova coordenação do Núcleo Regional VIII foi eleita. Será composta por até 11 membros. A sede do Núcleo será na cidade de Bauru e terá como novo coordenador Rogério Quintana, também da cidade de Bauru. Já Claudomiro Pereira da Silva ficou como vice coordenador. A posse da nova coordenação será na primeira reunião do Núcleo VIII, cuja data será marcada e divulgada.
“Infelizmente, lamentamos a ausência dos municípios pertencentes à Alta Paulista. Excetuando Tupã, não tinha nenhuma entidade representada no eixo Herculândia/Panorama”, disse Maria Helena.
O encontro foi finalizado com uma palestra proferida por José Carlos de Oliveira (“Baixim”), que apresentou o projeto da Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista (ADEFILP), “Transformando Lixo Reciclável em Moeda Social”, ganhador do Prêmio Governo do Estado de São Paulo “Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência”.
As reuniões da APDETT acontecem todos os primeiros e terceiros sábados do mês, na EE “Professora Helena Pavanelli Porto”, na Avenida Tapuias, 907. A entidade mantém um blog: www.apdett.blogspot.com
(Publicado no Jornal "O Diário" de 02/03/2011)
SEJAM BEM VINDOS!

Eu aqui imaginando que todos vocês que entrarem nesse blog são formigas, pois desde há muito tempo ouço dizer que “conscientizar é um trabalho de formiguinha”, então formigas, desejo que nossa Associação seja cada vez mais conhecida e independente, pois nosso objetivo é a inclusão social do deficiente através da conquista de políticas públicas e que nunca percamos o foco de que nossa organização contribui para a construção de um mundo melhor para todos.
Beijos fraternos!

Maria Helena Mozena
25 de agosto de 2009.