quinta-feira, 20 de maio de 2010

Respeito pela nossa cideade...

 
       UMA ENTIDADE VOLTADA PARA TODOS

Em 2006 eu escrevi nesta coluna um artigo com o título LOMBADA PARA PEDESTRES. O assunto estava voltado para as elevações que certas casas comerciais e mesmo residenciais fazem nas calçadas para facilitar o acesso às mesmas, quer por pessoas ou carros. Também em outubro de 2009 voltei ao assunto com o título OBSTÁCULOS PARA PEDESTRES. Até então eu não tinha conhecimento direito de como funciona a APEDETT - Associação dos Portadores de Deficiência da Estância Turística de Tupã, hoje, porém, posso dizer com segurança absoluta de como funciona a entidade porque, a convite da diretoria, faço parte do corpo associativo da mesma.
Eu gostaria de deixar claro que a entidade não tem em seu seio somente pessoas com deficiência. Vários são os sócios, que assim como eu, não tem deficiência, mas que por uma questão humanitária e de amor ao próximo vê nessa entidade um motivo para que possa prestar serviços a quem realmente precisa. Não estou falando de contribuição mensal para que possa suprir a carência financeira de alguns, mas principalmente carência de ajuda mútua, onde através de um bom diálogo alcançamos a ajuda do EU mais íntimo de cada um, e nesse ponto todos nós somos deficientes e precisamos de um ponto de apoio e só o encontraremos entre verdadeiros amigos, que assim como nós se disponham a doar um pouco de si.
Mas tenha a certeza de uma coisa: você que vê a entidade somente pelo lado de fora, não sabe o quanto ela tem a nos dar e a nos ensinar.
Entre seus membros podemos observar casos de verdadeira superação física e principalmente psicológica, nos dando verdadeira lição de amor e vida em tudo o que fazem.
Portanto, a você que vai construir a sua casa ou reformar a sua loja, pense com carinho naqueles que têm alguma deficiência física ou visual, não construindo obstáculos ou lombadas nas calçadas, que sem nenhuma maldade de sua parte, você está dificultando o ir e vir dessas pessoas com deficiências físicas. Também aqueles proprietários ou gerentes de lojas, que para proteção do sol, colocam toldos muito baixo sobre as calçadas, também criam dificuldades para pessoas com deficiência visual. Não raras vezes vemos pessoas batendo com a cabeça ou o rosto nesses toldos.
Todos colaborando, todos viveremos melhor, todos sairemos ganhando e principalmente nossa querida Estância Turística passará a ser modelo de respeito ao cidadão.
Você está convidado a fazer uma visita à nossa entidade. Venha conhecer a APEDETT.
Eiter Rodrigues - Bel. em Direito e emAdministração de Empresas
(14) 3496-2545 - E:mail: eiterrodrigues@bitturbo.com.br


 
SEJAM BEM VINDOS!

Eu aqui imaginando que todos vocês que entrarem nesse blog são formigas, pois desde há muito tempo ouço dizer que “conscientizar é um trabalho de formiguinha”, então formigas, desejo que nossa Associação seja cada vez mais conhecida e independente, pois nosso objetivo é a inclusão social do deficiente através da conquista de políticas públicas e que nunca percamos o foco de que nossa organização contribui para a construção de um mundo melhor para todos.
Beijos fraternos!

Maria Helena Mozena
25 de agosto de 2009.